Muitas vezes, por não ter uma ajuda profissional, pintores de primeira viagem sentem dificuldades ao pintar um ambiente e acabam por cometer alguns erros. Confira aqui algumas dicas e faça tudo certo.

Os materiais

Cada material varia de acordo com seus objetivos e tipos de pintura. Deve-se sempre observar:

  • O tipo de tinta.Por exemplo, para PVA e acrílica é indicado o uso de rolos de lã, já para esmaltes, tintas óleo e vernizes é recomendável o rolo de espuma;
  • O pincel a ser utilizado também pode variar. Pincéis de cerdas escuras são para tintas a base de solvente e os de cerdas grisalhas para tintas a base de água.
  • Lembre também do pincel mais fino, ele será preciso para pintar os cantos e demais detalhes;

Não esqueça de arrumar uma bacia ou bandeja. Ela deve ser rasa e mais larga que o rolo.

Antes de iniciar a pintura, uma das primeiras coisas a se pensar é por onde começar a pintar, sim existe uma ordem que facilita todo o processo.

  1. Teto.
  2. Paredes.
  3. Molduras (portas e janelas).
  4. Rodapés.
  5. Piso, se for o caso.

Não se esqueça de começar do lado contrário da porta utilizada para saída. Deixe sempre a porta aberta, colocando uma cadeira deitada para que ela não feche. Evitando também, que crianças ou animais domésticos entrem e prejudiquem a pintura ou se machuquem.

Jornais e panos velhos não podem faltar para deixar o ambiente limpo. Outra dica é retirar os espelhos das tomadas.

Com a tinta suficiente, trinchas, pincéis, rolos, recipientes de limpeza e solvente em mãos, você está preparado para iniciar a pintura. Aguarde nosso próximo post com mais dicas de pintura.