Durante a aplicação da tinta, é comum surgirem problemas e o resultado não sair como o esperado. Mas seguindo algumas dicas e tendo acompanhamento profissional é possível corrigir estes defeitos.

Veja alguns problemas e suas soluções:

Diferença de brilho:

Causa: Pode ocorrer quando aplicamos uma tinta esmalte fosca ou acetinada sem a devida homogeneização, fazendo com que a película de tinta na superfície fique brilhando.

Correção: Ao adquirirmos qualquer tipo de tinta, devemos homogeneizá-la devidamente com espátula retangular, não utilizando instrumentos cilíndricos como ex: Chave de fenda, cabo de vassoura. Recomenda-se sempre utilizar o mesmo número de lote de fabricação.

Dificuldade de aplicação:

Causa: A tinta pode se tornar “pesada” à aplicação se não for diluída suficientemente.

Correção:Deve-se seguir a as recomendações de diluição na embalagem.

Escorrimento:

Causa: Diluição excessiva e utilização de solventes não especificados, aplicação de uma camada muito espessa ou sob condições de frio ou umidade.

Correção: Se a tinta estiver úmida, passe o rolo novamente sobre o local a fim de uniformizar a superfície. Se já estiver seca, lixe a superfície e aplique uma nova demão de tinta, seguindo as recomendações de diluição e tipo de solvente contidas na embalagem.

Dificuldade de espalhar a tinta:

Causa: Uso do tipo errado de rolo, ferramenta de baixa qualidade ou diluição inadequada.

Correção: Lixe a superfície e aplique nova demão de tinta, utilizando rolo de lã de pelo baixo,ferramenta adequada, diluindo a tinta conforme recomendação da embalagem.

Formação de espuma em madeira:

Causa: Ocorre devido ao excesso de diluição dado à tinta ou tipo de ferramenta utilizada.

Correção: Lixar a superfície para remoção de bolhas e certificar-se que a superfície esteja totalmente isenta de umidade retida e diluir o produto seguindo as recomendações contidas na embalagem.


Fonte: Tintas Coral