Depois de um período de chuvas, é comum o aparecimento de manchas, bolhas, mofo e aumento da umidade, mas com os produtos certos e algumas dicas esses problemas podem ser evitados. Veja algumas soluções:

Manchas na parede

  1. Lave a parede com bastante água para retirar os produtos solúveis da tinta. Fique tranquilo, isso não implicará na redução da resistência ou durabilidade da pintura.
  2. Faça a lavagem em até dois dias após a chuva, pois depois deste período é difícil retirar manchas.

Surgimento de bolhas

  1. Raspe a área danificada com uma espátula ou escova de aço.
  2. Lixe.
  3. Retire o pó e aplique um preparador de fundos para evitar o surgimento de infiltrações, uma das causa do aparecimento de bolhas.
  4. Quando a parede estiver seca, aplique massa e depois a tinta.

Contaminação por Mofo ou fungos

  1. Lave a área com água e água sanitária (proporção 1 para 2).
  2. Esfregue com escova de nylon.

Se a limpeza não for suficiente, lixe a área contaminada e repinte com uma ou duas demãos de tinta acrílica.


Antes de qualquer pintura, verifique se já existe mofo na área a ser pintada. Faça o mesmo processo de limpeza e aguarde alguns dias para aplicar a tinta, evitando surgimento futuro de mofo e fungos

Indica-se aguardar um período de 3 dias, antes da aplicação de qualquer produto, para que a parede possa secar completamente e evitar a formação de bolhas e descascamento da tinta.

Lembre-se, ao fazer suas compras, que existem produtos indicados para ambientes externos e fachadas ideais para evitar este tipo de problemas. Um exemplo é a tinta acrílica que protege as paredes contra infiltrações, ação das chuvas, sol e maresia, além de embelezar seu ambiente, assim como as outras tintas.